A Voz do Povo em Tela
A RESISTÊNCIA TAMBÉM SE ESCREVE

Superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso, Pedro Henrique Santos Dias representará o Governo Federal na inauguração do novo serviço de radioterapia do Hospital Santo Antônio.

Pela Redação | A Voz do Povo em Tela

A cidade de Sinop viverá nesta terça-feira (23), às 13 horas, um momento histórico para a saúde pública do Norte de Mato Grosso. O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, inaugura o novo serviço de radioterapia do Hospital Santo Antônio, investimento de R$ 17.568.185,85 que transformará o município em referência regional no tratamento do câncer.

A cerimônia contará com a presença do superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso, Pedro Henrique Santos Dias, que participará do ato representando oficialmente o Governo Federal. Natural de Juína, Pedro Dias tem 26 anos, é formado em Direito com especialização na área da saúde, servidor público de carreira e assumiu recentemente a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Mato Grosso.

Antes de assumir o comando da pasta no estado, Pedro atuava como chefe de gabinete da superintendência. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, sucedendo Altir Peruzzo, que deixou o cargo para disputar uma vaga na Câmara Federal.

Como representante do Ministério da Saúde em Mato Grosso, Pedro Dias tem a responsabilidade de coordenar a atuação federal do SUS no estado, acompanhando o repasse de recursos do Fundo Nacional de Saúde, fortalecendo programas estratégicos e auxiliando a execução das políticas públicas de saúde implementadas pelo Governo Lula.

A entrega da radioterapia em Sinop é considerada uma das mais importantes ações de expansão da assistência oncológica no Centro-Oeste brasileiro. O novo acelerador linear foi adquirido por meio do Programa de Expansão da Radioterapia no SUS (PERSUS), integrado ao Novo PAC, com recursos totalmente financiados pelo Governo Federal.

O investimento atende uma demanda histórica da população do Norte de Mato Grosso. Atualmente, pacientes que necessitam de radioterapia precisam viajar centenas de quilômetros para cidades como Cuiabá, Barretos (SP) e Porto Velho (RO), enfrentando longos deslocamentos durante o tratamento contra o câncer.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a Macrorregião Norte de Mato Grosso registra aproximadamente 755 novos casos anuais de câncer com indicação para radioterapia. Em 2025, mais de 300 procedimentos precisaram ser realizados fora da região devido à ausência do serviço.

Com a entrada em funcionamento do novo equipamento, Sinop passa a contar com estrutura capaz de realizar até 1.000 tratamentos por ano, beneficiando diretamente mais de 500 mil habitantes de dezenas de municípios do Norte mato-grossense.

A expectativa é que o novo serviço elimine mais de 525 mil quilômetros de deslocamentos realizados anualmente por pacientes em busca de tratamento, reduzindo custos, sofrimento e aumentando as chances de adesão terapêutica.

Além de representar um avanço para a saúde pública regional, a inauguração simboliza a retomada dos investimentos federais em infraestrutura hospitalar e na ampliação dos serviços especializados do SUS. A obra coloca Sinop entre os principais polos de atendimento oncológico do estado e reforça o compromisso do Governo Lula com a interiorização da saúde de alta complexidade.


Descubra mais sobre A Voz do Povo em Tela

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre A Voz do Povo em Tela

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo