Mesmo com avaliação do governo em queda, presidente mantém favoritismo e aparece com 37% das intenções de voto no primeiro turno. Oposição segue fragmentada.
Pela Redação | A Voz do Povo em Tela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga a disputa pela Presidência da República nas eleições de 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada em 14 de junho de 2025. Com 37% das intenções de voto no primeiro turno, Lula aparece 16 pontos à frente de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que marca 21%. Jair Bolsonaro (PL), mesmo elegível, aparece com apenas 11%.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 136 municípios nos dias 10 e 11 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Apesar de ainda não atingir os 50% mais um dos votos válidos necessários para vencer no primeiro turno, o resultado mostra que Lula segue como o principal nome da corrida presidencial. Os demais candidatos somam menos que o petista isoladamente, o que abre margem para uma possível vitória já na primeira etapa do pleito, caso o cenário se mantenha ou se aprofunde.
Cenários testados no 1º turno:
Lula (PT): 37%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 21%
Jair Bolsonaro (PL): 11%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Simone Tebet (MDB): 4%
Outros: 8%
Brancos/nulos/não sabem: 13%
Empate técnico no segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Lula aparece tecnicamente empatado com os dois principais adversários:
Lula 44% x 45% Tarcísio
Lula 45% x 44% Bolsonaro
A diferença está dentro da margem de erro da pesquisa, o que significa empate técnico.
Avaliação do governo
A pesquisa também mediu a avaliação da gestão Lula:
Ótimo/bom: 28%
Regular: 31%
Ruim/péssimo: 40%
Esse é o pior índice de aprovação desde o início do mandato atual, o que demonstra um descolamento entre a avaliação do governo e o desempenho do presidente como candidato.
Fragmentação da oposição
A soma dos votos dos principais adversários de Lula — Tarcísio, Bolsonaro, Ciro e Tebet — indica uma oposição fragmentada e sem um nome de consenso, o que favorece o presidente no primeiro turno.
A pesquisa foi publicada originalmente no portal da CBN e confirmada por diferentes veículos, como Folha de S.Paulo e Reuters.

Deixe um comentário