Decisão do ministro Alexandre de Moraes visa conter crise entre Poderes; audiência no STF ocorrerá em 15 de julho com representantes dos Três Poderes e órgãos jurídicos
Pela Redação | A Voz do Povo em Tela
📅 Publicado em 04 de julho de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (4) todos os efeitos dos decretos presidenciais que tratavam do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A decisão visa conter a escalada da crise institucional provocada pelo confronto entre o Executivo e o Congresso Nacional em torno da medida.
Além da suspensão, Moraes determinou a realização de uma audiência de conciliação entre os Poderes. A audiência foi marcada para o dia 15 de julho, às 15h, no plenário de audiências do STF, em Brasília.
Foram convocados representantes do Palácio do Planalto, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da Advocacia-Geral da União (AGU), da Procuradoria-Geral da República (PGR) e das legendas partidárias que ingressaram com ações questionando os decretos.
A medida surge em meio a crescentes tensões entre os Poderes da República, em especial sobre decisões econômicas unilaterais do governo que têm gerado forte reação do Legislativo e de partidos da oposição.

Deixe um comentário