Presidência brasileira trabalhará por paz, democracia e desenvolvimento no Cone Sul
Pela Redação | A Voz do Povo em Tela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu, nesta quarta-feira (3), a presidência rotativa do Mercosul durante a Cúpula de Chefes de Estado realizada em Assunção, Paraguai. Em seu discurso, Lula reafirmou o compromisso do Brasil com uma integração regional solidária, sustentável e orientada para a paz, a democracia e o desenvolvimento.
“É com muita alegria que recebo a presidência do Mercosul. Com muita honra, a presidência brasileira trabalhará por uma integração solidária e sustentável, garantindo e honrando o propósito do MERCOSUL: paz, democracia e desenvolvimento no Cone Sul”, declarou Lula.
A liderança brasileira no bloco ocorre em um momento estratégico para a América do Sul, diante dos desafios geopolíticos globais e das oportunidades de fortalecer laços comerciais e políticos entre os países membros — Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia (em processo de adesão).
A presidência do Mercosul é exercida de forma rotativa e temporária entre os países do bloco. A cada semestre, um novo país assume a liderança para coordenar as ações políticas, econômicas e diplomáticas da integração sul-americana.
Durante o evento, também foram debatidas propostas para ampliar a cooperação em áreas como infraestrutura, meio ambiente, energia, segurança alimentar e industrialização regional.
A expectativa é de que, sob a liderança de Lula, o bloco avance com uma agenda de integração mais justa, com foco na inclusão social e valorização da soberania dos países sul-americanos.
📌 Fonte: Palácio do Planalto / Itamaraty

Deixe um comentário